MALDIVAS
A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituído por 1 196 ilhas, das quais 203 são habitadas. Estas ilhas estão localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão.
Península do Decão
(Deccan Plateau & Peninsula)
É um vasto planalto, localizado na Índia, que conforma a maior parte do centro e do sul do país. Encontra-se ao sul da Planície Indo-Gangética e é limitado a oeste pelos Gates Ocidentais, a leste pelos Gates Orientais e ao norte pelos montes Víndias. Estas três cordilheiras juntas formam um triângulo que circunda o planalto
Estão agrupadas em 26 atóis, cada um possuindo o nome de uma ou duas letras da escrita thaana. O nome parece ser derivado de maldwipa, no idioma malabar, onde mal significa mil e dwipa, ilhas, ou do sânscrito Malaya(vara)dwipa, "ilhas de Malabar".
O Islamismo é a religião predominante e obrigatória, foi introduzido em 1153.
Foi colônia portuguesa (1558), holandesa (1654) e britânica (1887).
No século XVI, entre 1558 e 1573, os portugueses estabeleceram uma pequena feitoria nas Maldivas, que administraram a partir da colónia principal portuguesa de Goa. Por quinze anos dominaram as ilhas, mas a actuação do feitor foi muito impopular. Quinze anos depois, um líder local, chamado Muhammad Thakurufaanu Al-Azam juntamente com o seu irmão, organizaram uma revolta popular e expulsaram os portugueses das Maldivas. Este acontecimento ainda hoje é celebrado como dia nacional das Maldivas e num pequeno museu e memorial em honra do herói nacional e depois Sultão Muhammad Thakurufaanu Al-Azam na sua ilha natal Utheemu no sul do atol Thiladhummathi.
A independência ocorreu em 1965 e em 1968 foi reinstaurada a república. Em 38 anos o país só teve dois presidentes.
É o país menos populoso da Ásia, o menos populoso entre os países muçulmanos e também o menor país da Ásia.