Procedimentos para a actividade diária
Procedimentos gerais
Na atividade da clínica, a porta deverá estar fechada e sinalizada com informação de contactos para comunicação remota através de telefone fixo, telemóvel, e-mail, ou outro meio que permita a comunicação não presencial com o paciente. Não deve ser realizado nenhum atendimento presencial sem um prévio contacto por via remota (telefone fixo, telemóvel, e-mail, ou outro meio que permita a comunicação com o paciente) e triagem.
Aquando do contacto por via remota (telefone, email, etc) a assistente / recepcionista deve proceder a uma triagem prévia dos pacientes para aferir se apresenta (ou apresentou nos últimos 14 dias) sintomas compatíveis com o COVID-19 (febre (ainda que ligeira, 38º ou superior), sensação de cansaço, dificuldade respiratória, tosse, espirros, conjuntivite, diarreia, rinite), se esteve em viagem ou em contacto com pessoas provenientes de locais portugueses ou países de risco máximo.
- • Retirar da sala de espera revistas, folhetos e outros objetos (máquinas de café, dispensadores de água, etc) que possam ser manuseados por várias pessoas.
• Fazer renovação do ar da(s) sala(s) de espera com frequência (o nosso centro, para proteção de todos, está equipado com sistema de extração e renovação de ar e não apenas recirculação de ar);
• Limpar e desinfetar todas as superfícies com frequência (incluindo interruptores, maçanetas, etc) pulverizando as superfícies com solução de cloro a 2000 mg/L (a solução de cloro – 3L de água com 2L de lixivia, na dosagem normalmente fornecida – 5000 mg de cloro/L) seguido de aplicação de álcool etílico a 70%;
• Lavar frequentemente as mãos (nomeadamente sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes); a Direção-Geral da Saúde informa que lavar as mãos com água e sabão é suficiente, desde que realizado durante mais de 20 segundos, esfregando toda a superfície da mão. Pode também ser utilizada uma solução alcoólica a 70%.• Para entrar no Centro Português de Medicina Dentária BTI Dental Lda é necessário fazê-lo com a máscara já colocada de forma adequada; caso o paciente não tenha máscara ser-lhe-á fornecida uma.
• Evitar o contacto próximo com pessoas com infeções respiratórias.
• Adotar medidas de etiqueta respiratória (tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir – com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo).
• Evitar os contactos interpessoais de proximidade (manter distância social mínima de 2 metros).
• Gerir as marcações de urgência de forma a evitar ter utentes em sala de espera (Evitar ter mais que uma pessoa nesse espaço, se houver mais que uma pessoa terá que ser respeitada a distância social de 2 metros).
• No caso de o paciente necessitar de acompanhante, este deve permanecer na sala de espera.
• No caso do acompanhante ter de entrar no consultório (p.ex: acompanhante de criança), este deve colocar uma máscara cirúrgica e permanecer sentado a mais de 2 metros de distância do equipamento dentário.
• Informar os utentes sobre as medidas de segurança: lavar as mãos antes de entrar no gabinete de consulta e não entrar com as peças de roupa que vão retirar ou outros objetos que não vão necessitar (casaco, mala, óculos escuros, etc), devendo deixá-los guardados na sala de espera, ou em saco que lhe será providenciado antes de entrar para a área clínica.