Em Portugal os serviços de águas desenvolveram planos de contingência que têm permitido assegurar a continuidade do serviço de abastecimento de água e saneamento.
A sua capacidade de resistir às adversidades deverá ser um motivo de orgulho para todos os portugueses.
Não se conhecem falhas no serviço ou quebras na sua qualidade. O princípio "No News, Good News" aplica-se na plenitude ao sector, que mostra a sua resiliência e capacidade de reinvenção para prestar um serviço de alta qualidade.
E face à questão "pode a água da torneira estar contaminada por coronavírus?". A resposta para os que beneficiam de água proveniente de redes públicas de abastecimento é "não!". Isto, porque, os processos de tratamento a que água para consumo humano é sujeita são altamente eficazes na eliminação de microrganismos incluindo vírus.
Note-se que os programas de amostragem e caracterização de água não sofreram alterações durante a pandemia da COVID-19 face ao estabelecido para o ano 2020.
Tratamento de água eficaz, serviços operacionalizados e monitorização da qualidade da água sem alterações face ao planeado, permitem assegurar aos cidadãos um produto seguro e de qualidade nas suas torneiras.
Este quadro de referência muda, no entanto, quando pensamos nos cidadãos portugueses e nas comunidades em todo o mundo que ainda não beneficiam de água segura, ou sequer de água corrente nas suas torneiras.