RAFA E OS OCEANOS
Carmen Santana
  1.         Tinham acabado de chegar as férias de verão e o Rafa estava na praia com a sua melhor amiga, a Carolina. Estavam muito entusiasmados, pois, nesse dia, iriam ter a sua primeira aula de vela na escola da marina.

            – Bom dia a todos! Eu sou o professor Espadas! – apresentou-se o professor ao grupo e, sem mais demoras, começou por explicar a primeira coisa a fazer:         – Primeiro, vamos todos colocar os coletes salva-vidas e, depois de fazermos alguns exercícios na areia, iremos para o mar.

            Terminados os exercícios, todos começaram a colocar os barquinhos na água e o professor explicou como içar a vela. Depois, foi-lhes dando informação sobre os ventos, sobre para onde deveriam virar a vela e sobre como manejá-la.

            Já da parte de tarde, a aula foi um bocadinho diferente. O professor levou todos os alunos, num barco a motor, até alto-mar. Um grupo de golfinhos nadava por ali, e as crianças começaram a ficar muito entusiasmadas. Algumas nunca tinham visto golfinhos assim tão perto. Então, o professor logo as tranquilizou:

            – Não se preocupem, não fazem mal, os golfinhos são mamíferos simpáticos e são sempre bem-vindos para fazer companhia.