Primeiros Socorros Sem Segredos
Luís Montenegro
  1.  

     

     

    AVALIAR UM QUADRO DE EMERGÊNCIA

     

     

     

    Numa situação de emergência é necessário fazer uma avaliação rápida do estado geral do animal.

     

     

    No entanto, em algumas situações é importante focar a atenção no problema mais evidente e só depois partir para a avaliação completa do animal. Por exemplo, se o animal apresenta um corte profundo com sangramento significativo, primeiro controle a hemorragia e só depois avalie o resto do animal.

     

     

    De seguida apresenta-se uma listagem de parâmetros que devem ser avaliados num animal mas em determinadas situações em que precisa de agir de imediato nem sempre terá tempo para uma avaliação tão detalhada. O mais importante é manter a acalma, saber observar o estado geral do animal para poder agir em conformidade com a situação. 

     

     

     

    1º. Observe se o animal respira e se tem batimentos cardíacos.

    Se esses sinais vitais estiverem ausentes, inicie a massagem e/ou a respiração artificial explicada mais à frente. 

     

     

    2º. Verifique a temperatura

    Colocando a mão no abdómen do animal num local sem pelos para ter ideia da temperatura. Se achar que o cão/gato está frio ou quente demais, ou estiver em dúvida, use o termómetro. Ela deve estar entre 38º C e 39º C (±0,5ºC).

     

     

    (Para medir a temperatura do nosso animal devemos colocar o termómetro na ampola rectal e lateraliza-lo ligeiramente de modo a que fique encostado à parede rectal e não no meio das fezes.)